- Área: 140 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Carolina Ribeiro / Revoada Estúdio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa antes da reforma já era muito charmosa, por isso era bastante responsabilidade fazermos uma reforma do porte que era necessário, dadas as necessidades do casal de proprietários. Como gostavam muita da casa, da vila e da localização, preferiram investir em uma reforma pesada, mas que a linguagem geral da casa e que fosse capaz de transformá-la em um lar que pudesse acolher filhos no futuro. Foi necessário um projeto que respeitasse muito as características da casa, e neste conceito reaproveitamos muitos elementos existentes - madeira piso, madeira bancada da cozinha que virou a bancada do lavabo, bancadas de pedra, guarda-corpo de vidro, boa parte das marcenarias, louças e metais.
Em geral as pessoas tem uma tendência a querer aumentar as áreas cobertas. Neste projeto os clientes toparam o "pátio" que criamos dentro da casa. Com isso ganhamos paredes externas e pudemos criar aberturas para ventilação e iluminação que transformaram os ambientes. Nos banheiros, também buscamos a luz natural com o uso de claraboias.
Uma das maiores alterações foi o deslocamento da escada, que deixou a frente da construção e foi colocada no centro do térreo, junto do novo pátio e da cozinha. Assim, a área de convivência foi valorizada, ganhando integração e mais liberdade de circulação. No novo espaço livre na entrada, os profissionais projetaram um ambiente de lazer. A cozinha também foi redesenhada pelos profissionais, com destaque para a despensa “camuflada” sob a escada. Esse recurso traz praticidade e, de novo, valoriza a movimentação dos moradores.
Outro ponto importante foi aproveitamento máximo dos espaços - tanto nas soluções da reforma quanto nas soluções de marcenaria, sempre tivemos em mente a ideia de que cada canto poderia ser utilizado.
No piso interno da casa temos predominância de tecnocimento. Usamos madeira nos quartos (reaproveitada da própria casa, relocada de um ambiente para o outro) e cimento queimado tradicional nos banheiros, para evitarmos problemas com umidade. Nos pisos externos usamos ladrilho hidráulico. Nas paredes alternamos tijolos descascados originais da casa e paredes masseadas brancas. As lajes novas de concreto moldado in loco ficaram aparentes para marcar a intervenção da reforma.
Cada sugestão foi discutida detalhadamente entre arquitetos e clientes, o que resultou em um novo layout que deu amplitude à residência sem comprometer o ar aconchegante que ela já tinha. A casa agora tem mais luz, maior uso das áreas externas e ainda ganhou um quarto extra – que, segundo o casal, está à espera de um bebê.